Fechar Janela

 

Política

Roncador tem mais um pré-candidato a prefeito

Em 30/09/2011 - 09:00hs.

 

A notícia que circulou hoje foi o anúncio do empresário José Wilson da Silva, o popular "Wilson do Amigão", colocando seu nome à disposição como pré-candidato a prefeito de Roncador pelo PPS (Partido Popular Socialista), comandado na região pelo deputado estadual Douglas Fabrício. A intenção do empresário em disputar o próximo pleito foi confirmada pela reportagem do RCD Notícias. Wilson pretende colocar toda sua experiência como empresário e fazer com que Roncador possa crescer e se desenvolver economicamente, caso seja o candidato do partido e, é claro, venha a ser eleito pelo povo. "Coloquei meu nome à disposição do partido, ciente de que temos outros nomes na disputa. O que o partido decidir, vamos trabalhar juntos para que se concretize", finalizou Wilson.


Economia

Inflação brasileira está entre as maiores do mundo

Em 30/09/2011 - 08:20hs.

 

A inflação brasileira é uma das mais altas do mundo. E mesmo assim, o país tem os maiores juros reais do planeta. Segundo o Banco Central (BC), no quesito crescimento, o Brasil fica atrás dos emergentes.
De acordo com o diretor de Política Econômica da instituição, Carlos Hamilton, a inflação brasileira é maior do que a de qualquer economia com sistema de metas. E só fica atrás dos outros países dos Brics - Índia e Rússia.

No entanto, ele falou que há um cenário de queda da inflação no mundo inteiro em 2011 e 2012.
Na apresentação do diretor, países como Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia e Suécia têm juros reais negativos, ou seja, descontada a inflação, a taxa de juros fica no vermelho. Enquanto isso, os juros reais brasileiros estão acima de 4% ao ano. Os outros emergentes (China, Índia e Rússia) têm juros reais perto de zero.
Em relação ao crescimento, os números do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que o Brasil deve crescer 3,8% neste ano e 3,6% no ano que vem. A China deve crescer 9,5% neste ano e a Índia 7,8%.


Iretama

Preso homem que matou um e feriu mais dois em Águas de Jurema

Em 29/09/2011 - 13:50hs.

 

Claudinei Ferreira, 26 anos, foi morto com golpes de faca por volta das 23:40hs desta quarta-feira (28/09) no distrito de Águas de Jurema, em Iretama. Além dele outras duas pessoas ficaram feridas. Claudinei morava na localidade de Valinhos, município de Luiziana. Já os feridos, GSF, 18 anos e um adolescente de 15 anos são residentes na localidade. O acusado pelo crime foi preso por policiais militares por volta das 11:00hs desta quinta-feira (29/09), caminhando pela rodovia BR-487, naquela região. O agressor, Paulo Sérgio, tem 29 anos e confessou ter desferido os golpes de faca. Ele tem várias passagens pela polícia por roubo, desacato e já esteve preso no antigo presídio do AHU em Curitiba.

Paulo Sérgio falou hoje ao repórter da Rádio Princesa AM de Roncador, Beto Correia, que estava arrependido do que fez, pois não tinha a intenção de matar ninguém, queria apenas assustar os três, que o estavam agredindo fisicamente com socos e tapas. A entrevista com o homicida foi ao ar ao vivo pela Rádio Princesa, durante o programa Manhã Maior e em seguida, no Informativo da Rádio Princesa.


Política

Justiça cassa prefeito e vice de Altamira do Paraná

Em 29/09/2011 - 13:30hs.

 

A Justiça da comarca de Campina da Lagoa cassou os mandatos do prefeito de Altamira do Paraná, João Paulo Klipe (foto), e de seu vice, Oscar Hayakawa, por abuso do poder econômico durante as eleições de 2008. Klipe pode recorrer. A sentença foi assinada na terça-feira e prevê novas eleições na cidade.
Como já se passou mais da metade do mandato, uma nova eleição nesse caso será indireta, ou seja, apenas os vereadores podem votar. Além de perderam o mandato, o prefeito e o vice foram condenados a pagar multa de R$ 15 mil e ficaram inelegíveis por três anos. Como Klipe vai recorrer ao TRE, é bem provável que ele consiga uma liminar pra seguir na prefeitura.
 

Eleitores em Curitiba
O caso de Altamira do Paraná é uma sequência da denúncia que já tinha resultado na renúncia da candidatura do então prefeito Ademar Klein. O grupo é acusado de montar um esquema para buscar eleitores em Curitiba para votar. A denúncia fez Klein desistir da candidatura a poucos dias do pleito. Klipe, que era vereador, entrou na disputa e venceu o ex-prefeito Evaldo Rak por 1.726 a 1.614 votos.
Prefeito x testemunhas
João Paulo Klipe diz que é inocente, que não tem nada a ver com isso, mas a ação apresentada pelo advogado mourãoense Cristiano Calixto sustentou que ele pertence ao mesmo grupo político e que se beneficiou do esquema. Também há depoimentos de testemunhas dizendo que Klipe era o coordenador da campanha e que teria ido a Curitiba atrás dos eleitores. Ele nega. O caso vai agora para o TRE.

 

Fonte: CRN


Campo Mourão

Polícia prende jovem com drogas e descobre que era fugitivo

Em 29/09/2011 - 08:20hs.

 

Por volta das 20:30hs desta terça-feira (28/09), uma equipe da ROTAM da Polícia Militar, quando patrulhava pela Rua Ana Teodoro de Lima, no Jardim Modelo, bairro de Campo Mourão, prendeu um jovem de 21 anos. Segundo os policiais, ele foi abordado porque ficou nervoso ao avistar a viatura. No bolso traseiro de sua calça ele carregava porções de maconha, uma delas pronta para consumo.
Depois de identificado, os policiais descobriram que o jovem com as iniciais M. D. S. tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, ambos expedidos pela Comarca de Campina da Lagoa.
O infrator foi preso e encaminhado à delegacia.

 

Fonte: Tá sabendo?


Campo Mourão

Ladrões invadem lanchonete para roubar bebidas

Em 29/09/2011 - 08:15hs.

 

Bandidos arrombaram uma lanchonete que fica no terminal provisório de ônibus urbano, ao lado do Estádio Municipal, centro de Campo Mourão. O crime aconteceu por volta das 2:00hs da madrugada de ontem (28/09). Os ladrões se preocuparam em roubar apenas refrigerantes e cervejas em pequena quantidade. Nada foi levado além das bebidas.


Criminalidade

Jovem é assaltada por três rapazes

Em 29/09/2011 - 08:10hs.

 

Uma jovem de 18 anos foi alvo de assaltantes por volta das 23:30hs desta quarta-feira (28/09) quando caminhava pela Rua São Josafat, área central de Campo Mourão. A vítima foi surpreendida por três rapazes que estavam em duas bicicletas. Eles a ameaçaram e usaram força física para arrancar a bolsa contendo cartão de crédito, câmera digital e quarenta reais em dinheiro.

 

Fonte: Coluna do Ely


Iretama

Policial suspeito de participar de furto de gado é afastado do cargo

Em 28/09/2011 - 08:17hs.

 

Um policial de Iretama foi afastado do cargo nesta terça-feira (27/09), por ser suspeito de participar do furto de 24 cabeças de gado na região Centro-Oeste do estado. O crime aconteceu no dia 8 de agosto deste ano em uma propriedade na área rural de Janiópolis, a 40 quilômetros de Campo Mourão.
Os animais foram encontrados na segunda-feira (26/09), em um sítio de Iretama. A caseira do sítio alegou à polícia que o policial seria o dono do gado e o responsável pela contratação dela. O verdadeiro dono do gado, porém, reconheceu os animais, que estavam com as marcas adulteradas. A Polícia Civil de Campo Mourão está ouvindo os envolvidos.

"Ouvimos o policial e ele apresentou documentos que mostram que ele não é o dono da propriedade nem arrendatário. No entanto, a caseira alega que ele é o responsável pelo gado. Desta forma, afastamos ele do cargo até que se concluam as investigações", contou o delegado de Campo Mourão, José Aparecido Jacovós.
Nesta semana, a Polícia Civil pretende ouvir o dono da propriedade de pouco mais de 30 hectares e o arrendatário. O gado foi devolvido ao dono na segunda-feira e a polícia segue com as investigações.


Rodovias

BR-158: Obras entre Campo Mourão e Roncador ainda não começaram

Em 27/09/2011 - 08:50hs.

 

A obra de pavimentação do trecho entre Campo Mourão e Roncador era para ter sido iniciada no começo de 2011, entre janeiro e março, porém, até agora nada foi feito. De acordo com informações publicadas pela imprensa de toda a região, tudo já estava certo para a obra começar, inclusive com publicação no Diário Oficial da União. Mas isso tudo aconteceu antes das eleições de outubro/2010. Para não dizer que absolutamente nada foi feito, alguns profissionais que realizam a topografia do terreno foram vistos próximos a Roncador. Fora isso, nenhuma movimentação. "Será que esse asfalto sai mesmo, ou vai virar uma 'boiadeira' da vida?" - questionou o Diretor da Rádio Princesa, Adilson Vieira, em seu programa diário.

O trecho da BR-158 ainda sem pavimentação, foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e compreende o trecho entre Campo Mourão a Palmital, passando por Roncador.


Campo Mourão

Capotamento mata mulher na BR-369

Em 27/09/2011 - 08:03hs.

 

Um acidente na BR-369, em Campo Mourão, matou uma mulher e deixou um homem ferido, na tarde de segunda-feira (26/09). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista dormiu ao volante e saiu da pista, capotando logo em seguida.
A mulher, que estava no banco do passageiro sem cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo e não resistiu aos ferimentos. O homem teve ferimentos leves e foi levado para o hospital. O corpo da mulher foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão.


Greve

Bancários confirmam greve nacional a partir de hoje

Em 27/09/2011 - 08:00hs.


Confirmada a greve dos bancários a partir de hoje. Agências de todo o país permanecerão fechadas, funcionando somente os caixas eletrônicos. Em Roncador não é diferente. Quem esteve nas agências bancárias da cidade, encontrou somente o autoatendimento funcionando e cartazes anunciando a greve.


Campo Mourão

Mãe encontra filho morto em casa

Em 26/09/2011 - 08:45hs.

 

Por volta das 12:30hs deste domingo (25/09), uma moradora da Vila Urupês, bairro de Campo Mourão, encontrou seu filho de 19 anos, morto ao lado da própria cama. A mãe disse que seu filho, que morava em uma casa nos fundos de seu quintal, estava demorando para levantar. Ela foi até a janela de seu quarto e bateu várias vezes, como não obteve resposta, abriu a porta do quarto e o encontrou morto. O corpo já apresentava rigidez, o que indicava que o jovem havia morrido há várias horas.
A polícia foi chamada, mas no local não havia indícios que apontassem a causa da morte. Segundo familiares, o jovem era usuário de drogas. O corpo foi encaminhado ao IML de Campo Mourão.


Violência

Dois homicídios marcam o fim de semana na região

Em 26/09/2011 - 08:05hs.

 

Duas pessoas foram assassinadas neste domingo (25/09) na região de Campo Mourão.

Em Barbosa Ferraz, Mateus Gonçalves, 31 anos, foi morto por volta das 9:00hs da manhã com um tiro no peito, disparado pelo seu sogro N.C.S., 51 anos, com o qual havia discutido minutos antes. O crime aconteceu na residência da vítima na saída para Corumbataí do Sul. O acusado está foragido.

Em Peabiru, por volta das 16:30hs, Jhonatam de Almeida, 19 anos, foi executado com um tiro. O crime ocorreu em um bar no centro da cidade. De acordo com informações de populares, o agressor teria disparado para atingir outra pessoa. A polícia de Peabiru já tem nomes dos envolvidos. No começo da noite de domingo, durante as investigações, vários jovens foram detidos por posse de droga.


Região

Acidente envolvendo carro, moto e bicicleta deixa duas pessoas mortas

Em 25/09/2011 - 22:00hs.

 

Duas pessoas morreram em um grave acidente que envolveu um carro, uma motocicleta e uma bicicleta, por volta das 23:00hs de sábado (24/09), na PR-465, entre Peabiru e Araruna. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os dois ocupantes da moto e a ciclista ficaram gravemente feridos e foram levados para a Central Hospitalar, em Campo Mourão. Os dois primeiros, que estavam na moto, não resistiram aos ferimentos e morreram pouco tempo depois.

A PRE informou que, aparentemente, o carro com placas de Quinta do Sol, bateu contra a bicicleta e, depois, contra a moto. Os ocupantes da moto, José Bento da Fonseca, 35 anos, e Fábio de Paula Fragoso, 22 anos, e a mulher que andava na bicicleta, que não levava documentos, caíram na pista, ferindo-se gravemente. O motorista do carro não precisou ser encaminhado para o hospital.
Por conta do acidente, o motorista de um carro que vinha logo atrás reduziu a marcha, para não atropelar as vítimas que estavam na pista. Outro automóvel bateu então na sua traseira. Nenhum dos ocupantes desses dois carros sofreram ferimentos. A PRE não registrou os dados desses dois últimos veículos.


Região

"Ficha Limpa" está vigorando em Campo Mourão

Em 24/09/2011 - 08:40hs.

 

Uma notícia bastante interessante foi veiculada ontem (23/09). A câmara de vereadores de Campo Mourão promulgou uma emenda à Lei Orgânica do Município e a partir de agora, a prefeitura de Campo Mourão não poderá mais nomear pessoas para cargos de confiança, como secretários e assessores em cargo de comissão, que estiverem inelegíveis em razão de atos ilícitos. A norma já foi publicada no Órgão Oficial do Município e as restrições são semelhantes àquelas aplicadas pela Lei da Ficha Limpa nas eleições.


Política

PPS tem novos filiados em Roncador

Em 23/09/2011 - 08:55hs.

 

Esteve ontem (22/09) visitando Roncador, o Deputado Estadual Douglas Fabrício, em reunião política com membros do seu partido (PPS) no município. Na oportunidade, duas filiações de pessoas muito conhecidas na cidade foi concretizada. Trata-se do empresário e diretor da Rádio Princesa AM, Adilson Vieira e do empresário José Carlos Flora. Ambos assinaram a ficha de filiação, aprovada pelo deputado Douglas, e agora pertencem politicamente ao Partido Popular Socialista.

A política em Roncador e região vai tomando forma, com reuniões e filiações, formando o quadro de possíveis candidatos para as eleições municipais de 2012.


Cultura

Cine Fecilcam em Roncador

Em 21/09/2011 - 08:50hs.

 

O Cine Fecilcam chega em Roncador nesta quarta-feira (21/09), para mais uma exibição de filmes nacionais e documentários latino americanos. No município, o projeto da Universidade Estadual do Paraná (Campus Campo Mourão/Fecilcam) realizará três sessões.
Nesta quarta-feira, a comunidade de Alto São João assistirá o filme "O Lamparina", que integra o projeto Mazzaropi. A exibição será às 19:30hs na escola da comunidade. Os filmes do cineasta e ator brasileiro visam resgatar a história do cinema nacional.
Já na quinta e sexta-feira, as apresentações do Cine Fecilcam serão na cidade. Telão, equipamentos de som e as cadeiras do projeto serão montados no estacionamento da prefeitura para apresentar "O Lamparina" e "Narradores de Javé".


Rodovias

Rapaz morre atropelado por caminhão na rodovia PR-323

Em 21/09/2011 - 08:20hs.

 

Um rapaz de 19 anos morreu atropelado por um caminhão no início da noite de terça-feira (20/09), na saída de Cianorte para Cruzeiro do Oeste, na PR-323.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o rapaz caminhava às margens da rodovia quando foi atingido pelo veículo.
O motorista prestou socorro, mas a vítima morreu na hora. O homem disse à PRE que não viu o rapaz. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão.


Roncador

Caminhão quase tomba no centro da cidade

Em 21/09/2011 - 08:10hs.

 

Na tarde de ontem (20/09) um caminhão carregado de frangos que passava pelo centro de Roncador quase que acabou tombando. O caminhão, ao sair do contorno da Praça Moisés Lupion, acabou pendendo a carga para um dos lados, praticamente tombando, o que obrigou o motorista a parar. Tratores da prefeitura ajudaram a arrumar a carga, que por pouco não ficou espalhada pela avenida. O fato curioso e pouco comum atraiu muita gente ao local, causando um movimento inesperado na avenida São Pedro.


Paraná

Consumo em alta faz preço da carne subir 17% em um ano

Em 20/09/2011 - 08:00hs.

 

Da costela de boi ao peito de frango, a carne está em média 17% mais cara para o consumidor do Paraná do que um ano atrás. O quadro surpreende pelo fato de a criação estadual de aves e suínos ter crescido 80% e 15%, respectivamente, nos últimos dez anos. No caso da produção bovina, houve redução de 5% no rebanho do estado no período. Porém, nem a forte queda nas exportações verificada desde janeiro – e que deve se agravar neste segundo semestre – mostra-se capaz de ampliar a oferta interna e reduzir os preços da carne de boi. Mais que um estímulo à produção, o quadro mostra que a pecuária não acompanhando o ritmo do consumo.
Só a avicultura cresce continuamente, com investimento em criadouros e indústrias, estimulados pelo mercado global. Maior produtor nacional, o Paraná ampliou sua participação na avicultura de 26% para 28% nos últimos três anos, com 1,38 bilhão de abates em 2010, marca que deve ser superada novamente neste ano. Quadro oposto é verificado na bovinocultura. O rebanho do Paraná foi reduzido em 500 mil cabeças. Conta com 9,3 milhões de animais, conforme cadastro do governo estadual atualizado na campanha de vacinação contra a aftosa de maio. Disparados pela fome do consumidor interno, os abates não caíram na mesma proporção. Pelo contrário, acumulam alta de 75% em dez anos e chegam a 120 mil ao mês.
“De 2002 e 2009, o preço baixo da carne bovina desestimulou a pecuária. Em 2005, a soja valorizada tirou área do pasto. Depois veio a expansão da cana-de-açúcar. Por isso o rebanho encolheu”, avalia o veterinário Fábio Mezzadri, técnico da Seab que monitora a pecuária no estado.

O aperto entre oferta e demanda coloca o frango em vantagem sobre o boi e o suíno. En­­­quanto na bovinocultura a ampliação da produção leva ao menos dois anos e na suinocultura, cerca de seis meses, as aves têm ciclo de 40 dias. Com esse diferencial e prevendo aumento da demanda por alimentos em todo o mundo, o setor anuncia uma série de investimentos.


Campo Mourão

Adolescente morre ao cair de bicicleta

Em 19/09/2011 - 08:10hs.

 

Um adolescente de 17 anos morreu ao cair da bicicleta em Campo Mourão. Segundo informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu na madrugada de domingo (17/09) na Avenida Armelindo Trombini, no Jardim Albuquerque.
O jovem teria se desequilibrado e ao cair, bateu a cabeça em um meio-fio, sofrendo traumatismo craniano. Ele chegou a ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros, sendo internado na Central Hospitalar de Campo Mourão, mas não resistiu aos ferimentos.


Floresta

Acidente com quatro veículos deixa uma pessoa morta

Em 18/09/2011 - 22:15hs.

 

Um acidente envolvendo quatro veículos deixou uma pessoa morta e outras três feridas na noite de sábado (17/09) em Floresta (a cerca de 30 quilômetros de Maringá). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, uma motocicleta seguia pela PR-317 na contramão, quando colidiu com uma caminhonete Blazer, com placas de Maringá.
Um caminhão de Campo Mourão que vinha logo atrás da Blazer tentou evitar mais uma colisão e jogou a carreta contra o acostamento. Um automóvel Citroen C3 que estava atrás acabou atingido a traseira do caminhão. A colisão ocorreu por volta das 22:30hs.

O motociclista morreu no local e até a tarde deste domingo (18/09) não havia sido identificado. A moto que ele pilotava tinha placas de Roncador. Seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Maringá.
Uma ocupante da Blazer e a condutora do C3 (ambas de 37 anos) tiveram ferimentos graves e foram levadas para o Hospital Santa Rita de Maringá. Uma passageira do C3 de 16 anos teve ferimentos leves e também foi levada o mesmo hospital.


Engenheiro Beltrão

Ônibus de turismo é assaltado na PR-317

Em 18/09/2011 - 21:55hs.

 

Um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) para Foz do Iguaçu foi assaltado na madrugada deste domingo (18/09) na PR-317, entre Engenheiro Beltrão e Peabiru. Por volta da 1h30, dois passageiros armados deram voz de assalto e obrigaram o motorista a entrar em um trevo, no sentido a Terra Boa.
O ônibus parou em uma plantação de eucaliptos, onde estavam mais três assaltantes armados, que obrigaram os passageiros a entregar dinheiro e objetos pessoais. Na ocasião, duas pessoas tentaram fugir mas foram impedidos pelos criminosos, que dispararam duas vezes.
Apesar disso, ninguém ficou ferido. Os bandidos fugiram em um veículo de apoio e até a tarde deste domingo (18/09) ninguém havia sido preso. Os passageiros prestaram depoimento na Delegacia de Engenheiro Beltrão e seguiram viagem para Foz do Iguaçu.


Campo Mourão

Dois mortos pela PM em tentativa de assalto

Em 16/09/2011 - 13:50hs.

 

Paulo César Vieira, 24 anos e Carlos Eduardo Ferreira Machado, 15 anos, foram mortos na manhã desta sexta-feira (16/09), em Campo Mourão, após troca de tiros com policiais militares. Por volta das 8:00hs, os rapazes invadiram a casa do dono do restaurante Mandrake, que fica junto ao estabelecimento na Rua Eulália Carneiro de Campos, saída para Peabiru, altura do Jardim Isabel.
Armados, eles renderam o proprietário Moacir Coelho e sua família. Fazendo ameaças, eles pediram dinheiro e armas. Alguém no interior da casa conseguiu avisar a polícia. Policiais em uma viatura que passava pelo local chegaram ao estabelecimento e encontraram Moacir com a arma apontada na cabeça. Houve troca de tiros.
Um dos assaltantes, Carlos Eduardo, foi morto no local. Já Paulo César Vieira correu atirando e foi atingido no peito. Ele foi socorrido por uma unidade do Corpo de Bombeiros, mas morreu ao dar entrada no hospital.

 

Fonte: Coluna do Ely


Homicídio

Taxista é assassinado em Iretama

Em 16/09/2011 - 08:50hs.

 

Na manhã de ontem (15/09) foi encontrado próximo ao trevo de acesso ao Termas de Jurema, o corpo de Joaquim Antônio dos Santos, 48 anos. Um veículo que passava pelo local viu o táxi parado e avisou a polícia. A PM de Iretama se deslocou até o local e verificou que a vítima estava em óbito, com três tiros na cabeça, dentro do veículo. Nada foi roubado e a polícia está investigando o caso. Confira a entrevista com mais detalhes, com o Sargento Rubens, de Iretama, concedida ao Informativo da Rádio Princesa na tarde de ontem.


Estatística

Em Campo Mourão, 20 pessoas perderam a vida no trânsito em 2011

Em 16/09/2011 - 08:20hs.

 

Do dia 01 de janeiro até o dia 15 de setembro, 20 pessoas morreram em acidentes de trânsito no município de Campo Mourão. Foram 5 mortes no mês de agosto, 2 em julho, 2 em junho, 5 em maio, 1 em março, 3 em fevereiro, 1 em janeiro e a última no mês de setembro. No mesmo período, 596 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito.


Acidente

Aposentado morre atropelado em Campo Mourão

Em 16/09/2011 - 08:10hs.

 

Julião de Carvalho, 81 anos, morreu atropelado por volta das 7:30hs da manhã desta quinta-feira (15/09) na Avenida Miguel Luiz Pereira no cruzamento com a Avenida John Kennedy, na entrada do Lar Paraná. A vítima estava de bicicleta e foi atingida pela carreta com placas do município de Armazém, Santa Catarina, dirigida por Gerson da Silva, 28 anos. De acordo com populares, a carreta deixava a Avenida John Kennedy para entrar na Miguel Luiz Pereira, com destino ao trevo para Cascavel, quando ocorreu o acidente.


Entrevista

Sargento Mauro na Rádio Princesa

Em 15/09/2011 - 13:38hs.

 

Quem também participou do Programa Show da Manhã hoje foi o Sargento Mauro, falando sobre segurança e sobre os trabalhos da Polícia Militar na cidade de Roncador. Entre os assuntos, um fato pouco comum na cidade: o furto de um veículo, que já foi recuperado, graças a uma denúncia anônima. Confira a entrevista.


Entrevista

Padre Carlos na Rádio Princesa

Em 15/09/2011 - 13:18hs.

 

Um dos convidados de hoje para entrevista no Programa Show da Manhã, na Rádio Princesa AM, foi o pároco da Igreja Matriz São Pedro de Roncador, Padre Carlos. Entre os avisos e comunicados da paróquia, o padre destacou a possibilidade de deixar a cidade de Roncador em 2012. Confira a entrevista no player abaixo.


Peabiru

Polícia Rodoviária apreende arsenal de armas e munições

Em 15/09/2011 - 08:58hs.

 

Na manhã da última quarta-feira (14/09), a Polícia Rodoviária Estadual apreendeu 16 pistolas, sendo 8 usadas, calibre 9 milímetros e 8 novas, calibre .40, além de 5 fuzis, sendo 4 modelo FAL 762 e um M16. 3.440 munições de diversos calibres, 44 carregadores para as pistolas e fuzis, 4 rádios comunicadores, além de 30 tabletes de crack, totalizando 31,210 kg da droga. A apreensão aconteceu no posto da Polícia Rodoviária de Peabiru.
O material avaliado em cerca de R$ 500.000, estava escondido no fundo falso do veículo Vectra, placas CVC-4881, de Campinas-SP. M.B., 36 anos, autônomo e a esposa R.F.S.  de 37 anos, dona de casa, que inclusive está grávida de 8 meses, e mais duas crianças estavam no veículo. O marido informou à polícia que o destino da família era São Paulo (SP), para visitar familiares da mulher.
O casal, que mora em Foz do Iguaçu, disse que estavam programando a viagem para a capital paulista e alguém, que não souberam informar a identidade, ofereceu o veículo para o passeio. Os patrulheiros desconfiaram da família perfeita e resolveram averiguar mais criteriosamente o interior do veículo, foi então que eles encontraram o contrabando. A ousadia do casal chamou a atenção dos policiais rodoviários. "Ele foi abusado tentando passar essa quantidade de armas e drogas por aqui", conta Modesto Amâncio de Oliveira, sargento e comandante do posto da PRV de Peabiru. "Esta é a maior apreensão de armas feita aqui no posto", revela. O casal foi preso e encaminhado para a delegacia de Peabiru e as crianças foram entregues para o conselho tutelar.

 

Fonte: iTribuna


Campo Mourão

Justiça absolve ex-prefeito Tauillo Tezelli

Em 15/09/2011 - 08:15hs.

 

A juíza de direito da comarca de Campo Mourão, Luzia Terezinha Grasso Ferreira, julgou improcedente uma ação movida pela atual administração contra o ex-prefeito Tauillo Tezelli (PPS). Na ação, o município considerava como ato eleitoreiro o fato de Tauillo, como prefeito em 2004, ter feito reposição salarial e elevado a remuneração do vale alimentação dos servidores municipais. Ainda de acordo com a ação, as vantagens oferecidas aos funcionários causaram impacto financeiro elevado para a administração de Nelson Tureck, que teve início no ano seguinte.
Na defesa, os advogados de Tauillo argumentaram que todas as contas do ex-prefeito foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e que as leis relativas aos reajustes foram analisadas e aprovadas pela Câmara de Vereadores. Também houve incremento orçamentário para os exercícios de 2005 e 2006 e existia a previsão legal de aumento de receita, a qual se concretizou, não havendo que se falar em prejuízo aos cofres municipais. Além de absolver Tauillo Tezelli, a justiça determinou que a atual administração pague as custas e despesas processuais, bem como da verba honorária ao advogado de defesa do ex-prefeito no valor de R$ 10.000,00.

 

Fonte: Coluna do Ely


Noroeste

Ciclista morre atropelado por moto no centro de Cianorte

Em 15/09/2011 - 08:05hs.

 

Um ciclista de 36 anos morreu atropelado, na noite de quarta-feira (15/09), no centro de Cianorte. Segundo a Polícia Militar (PM), o motociclista bateu na traseira da bicicleta, conduzida por Marcos Batista de Matos, fugindo em seguida.
Matos foi socorrido, mas morreu logo depois, já no hospital. O motociclista não foi localizado pela polícia.

O corpo do ciclista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão.


Região

Assinado convênio para asfalto entre Pitanga - Mato Rico - Roncador

Em 14/09/2011 - 09:00hs.

 

Uma boa notícia para a nossa região, principalmente para os moradores de Mato Rico, um dos quatro municípios do estado que não têm rodovias de acesso pavimentado. Foi assinado no último dia 13 o convênio para asfaltar a rodovia que liga Mato Rico às cidades de Pitanga e Roncador. O prefeito Joaquim Ortiz Neto esteve em Curitiba e juntamente com o deputado estadual César Silvestre Filho, acompanhou a assinatura do convênio com o secretário dos transportes do estado, José Richa Filho. Uma grande conquista dos prefeitos das três cidades que a rodovia irá ligar, mas uma conquista maior ainda do povo matorriquense, que sonha com essa pavimentação há muitos anos, e agora têm a oportunidade de ver se tornar realidade e poder acompanhar o crescimento da região, juntamente com todos os benefícios que uma rodovia traz aos municípios, principalmente no transporte da produção agrícola.

O prefeito de Mato Rico Joaquim Ortiz Neto, em entrevista à Rádio Princesa na tarde do dia 13 de setembro, demonstrou toda a felicidade por essa conquista, ressaltando sempre a sua preocupação com o povo do município, sendo essa mais uma batalha vencida.

Os projetos para a obra da nova rodovia devem começar em 90 dias e está entre as prioridades do governo do estado. Até o ano de 2014, o município de Mato Rico provavelmente contará com o tão sonhado asfalto.


Roncador

Ruas da cidade recebem "tapa buracos"

Em 13/09/2011 - 09:30hs.

 

Em caráter emergencial, está sendo realizado nas ruas de Roncador uma operação "tapa buracos". Enquanto o recape asfáltico não chega, a Secretaria de Obras do município está realizando esta operação visando amenizar o problema com os buracos nas ruas e avenidas, problema este que vem gerando muitas críticas há algum tempo. Porém, o prefeito Aguinaldo Luis Chichetti garante que todos os problemas serão resolvidos, cada um a seu tempo.

O tapa buracos já foi realizado em várias ruas da cidade, como a rua Curitiba, avenida Santo Antônio e hoje (13/09) a foto é da rua São Paulo, esquina com a rua Ponta Grossa, onde os buracos já foram tapados, garantindo mais segurança a motoristas e motociclistas.


Política

Campo Mourão terá 3 vereadores a mais na próxima eleição municipal

Em 13/09/2011 - 08:00hs.

 

A partir de 2013, a Câmara de Campo Mourão não ficará com 10 cadeiras, como queria a sociedade organizada. Mas também não terá o máximo de 17, como defendiam alguns. Nas eleições do dia 7 de outubro de 2012, os eleitores elegerão 13 vereadores. A votação ocorreu na noite desta segunda-feira (12/09) e a proposta apresentada pelo presidente da Casa, Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB), venceu por 6 votos a 4. O segundo projeto, que previa 10 vereadores, foi derrotado. A votação foi nominal, com cada vereador votando em aberto, posicionando-se publicamente a favor de 10 ou 13 vereadores. A proposta de 17 vereadores, que era o número máximo permitido pela legislação vigente, sequer foi apresentada.

Favoráveis ao aumento: Ademir "Pezão", Edoel Rocha, Eraldo Teodoro, Helton Borges, Nelita Piacentini e Sidnei de Souza Jardim.
Contra o aumento: Beto Voidelo, Isidoro Moraes, José Pochapski e Saul Sachetti.

 

Fonte: Coluna do Ely


Promoção

3º Roncador Liquida foi sucesso

Em 12/09/2011 - 08:30hs.

 

A promoção realizada pela ACIRON - Associação Comercial e Industrial de Roncador, foi um sucesso. O 3º Roncador Liquida atraiu muita gente ao comércio roncadorense, onde foi possível adquirir mercadorias de grandes marcas com até 70% de desconto. E quem comprou nas empresas participantes durante os dias 08, 09 e 10 de setembro, concorreu a 1 TV LCD 32 polegadas. O sorteio aconteceu na tarde de sábado, direto dos estúdios da Rádio Princesa, com a presença do vice-presidente da ACIRON, Éder (da Sol a Sol Confecções) e da funcionária Claudinéia. O sorteio foi acompanhado pelo diretor da Rádio Princesa, Adilson Vieira, que transmitiu ao vivo pelas rádios Princesa AM e Liberdade FM.

 

Os ganhadores dos prêmios foram:

1º prêmio: 1 Jogo de Lençol, da Barateira Confecções - Luiz Carlos do Bonfim.

2º prêmio: 1 Cobertor Casal, da Loja Graciosa de Roncador - Valdirene Lavezzo.

3º prêmio: 1 TV LCD 32", da ACIRON e empresas participantes - Camili Maiara Biliski.


Região

Tiroteio mata um e fere dois em Cianorte

Em 11/09/2011 - 22:50hs.

 

Um tiroteio na área central de Cianorte, na madrugada deste domingo (11/09), matou um rapaz de 20 anos e deixou pelo menos duas pessoas feridas: uma adolescente de 17 anos e outro jovem de 21 anos. Segundo a Polícia Civil, as vítimas estavam na calçada quando dois jovens começaram a brigar e disparar os tiros.

Um dos autores dos disparos, segundo a polícia, é o rapaz de 21 anos que ficou ferido.
O jovem de 20 anos que foi assassinado no tiroteio não tinha envolvimento com a briga, informou a Polícia Civil. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital São Paulo de Cianorte, mas morreu minutos depois. A Polícia já sabe quem é o outro autor dos disparos, mas até por volta das 12:45hs deste domingo (11/09), não havia sido preso.
O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão. A adolescente de 17 anos está internada sem risco de morte, segundo a polícia.


Campo Mourão

Mulher fica gravemente ferida após cair com a moto em bueiro aberto

Em 11/09/2011 - 22:45hs.

 

Uma mulher de 41 anos ficou gravemente ferida após a moto em que ela era passageira cair em um bueiro, que estava sem tampa, na Avenida Comendador Norberto Marcondes, no centro de Campo Mourão. O acidente aconteceu na tarde deste sábado (10/09).
Segundo a Polícia Militar, a roda dianteira da motocicleta ficou enroscada no bueiro e a mulher caiu. Ela teve ferimentos graves na cabeça e foi levada para um hospital de Campo Mourão. Ainda segundo a PM, ela não corre o risco de morrer. A mulher que pilotava a moto, uma Honda Bis, não teve ferimentos graves.


Cianorte

Motociclista sem capacete bate em viatura da polícia na PR-082

Em 11/09/2011 - 22:35hs.

 

Um motociclista sem capacete bateu na traseira de uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) enquanto os policiais atendiam um capotamento, na PR-082, no trecho entre Cianorte e Terra Boa. O acidente aconteceu na manhã de sábado (10/09).
O motociclista ficou gravemente ferido e foi levado para um hospital de Cianorte. Os policiais não tiveram ferimentos porque não estavam dentro da viatura. O veículo da polícia teve a traseira totalmente destruída com o choque.
Segundo a PRE, o motociclista vai responder por pilotar sem capacete e em alta velocidade na rodovia. Ainda segundo a polícia, no momento do acidente havia uma forte neblina na região, o que provocou pelo menos três acidentes sem vítimas.


Região

Comcam Fest servirá 17 pratos típicos neste domingo

Em 10/09/2011 - 08:40hs.

 

Dezessete pratos típicos estão confirmados na 3ª Comcam Fest, que acontece neste domingo (11/09), em Ubiratã. Os convites custam R$ 20 e estão à venda nas prefeituras dos municípios participantes. Em Ubiratã, nos clubes de serviços. A novidade é que nesta edição o convite é um só. Na hora do almoço é que pessoa escolhe o que vai comer. Ou seja, ideal para os indecisos. E pra quem define pelo olfato...

Os pratos confirmados:
Arroz Tratoreiro (Araruna)
Cabrito Apressado (Corumbataí do Sul)
Carneiro ao Vinho (Peabiru)
Carneiro no Buraco (Campo Mourão)
Carneiro Recheado (Altamira do Paraná)
Costela da Terra (Terra Boa)
Costela Recheada Desossada (Campina da Lagoa)
Leitão à Campestre (Ubiratã)
Leitão Maturado (Goioerê)
Leitoa Entrincheirada (Juranda)
Leitoa Fuçada (Janiópolis)
Leitoa Mateira (Mamborê)
Peixe na Cerâmica (Fênix)
Pernil à Pururuca (Farol)
Perohê ao Molho (Roncador)
Tilápia no Tacho (Rancho Alegre do Oeste)
Vaca Atolada (Boa Esperança)

 

Fonte: Boca Santa


Região

Ação de policiais prende ladrões em Campina da Lagoa

Em 10/09/2011 - 08:30hs.

 

Ladrões realizaram assaltos a uma casa lotérica de Campina da Lagoa e foram presos em uma operação que envolveu policiais civis e militares, que em seguida foram acionados para desvendar outro assalto, a uma farmácia no centro de Juranda, operação que também culminou com a prisão dos assaltantes.
O assalto à casa lotérica em Campina da Lagoa aconteceu por volta das 8:30hs, quando três indivíduos armados invadiram o local, anunciaram o assalto, se apoderaram de uma quantia em dinheiro e fugiram em um veículo de cor escura.
Logo após o comunicado do assalto, o delegado Fábio Machado dos Santos montou uma operação para prender os assaltantes, envolvendo policiais civis de campina da Lagoa e Ubiratã, e policiais militares (inclusive do serviço reservado).
Os ladrões foram localizados na zona rural de Campina da Lagoa, tendo sido presos Maurício Cristofer Franco, 22, Leandro dos Santos Vidal, 29, Carlos Junior Baquião, 29, e um adolescente de 17 anos. Com os ladrões foram recuperados R$ 2.500,00 roubados da lotérica, uma pistola e um revólver. Os bandidos são de São José dos Pinhais, cidade da Região metropolitana de Curitiba.

 

Fonte: GoioNews


Entrevista

Pedro Carreira na Rádio Princesa

Em 09/09/2011 - 10:30hs.

 

Uma boa notícia hoje para o município de Roncador: Pedro Carreira não corre mais risco de morte. Ele se recupera em um hospital de São Paulo, depois de ter passado vários dias na UTI, consequência de um acidente ocorrido em sua fazenda, quando ele caiu de um telhado.

Pedro Carreira é muito conhecido na cidade pela sua devoção em Nossa Senhora Aparecida e pela festa que promove em sua fazenda todos os anos, no feriado de 12 de outubro. A festa já virou tradição em Roncador e é gratuita e aberta a toda a população. Pedro Carreira também ajuda muitas famílias no município, mostrando ser um homem de muito bom coração. Confira a entrevista a seguir.


Roncador

Homem é encontrado morto em casa no centro da cidade

Em 09/09/2011 - 08:40hs.

 

Foi encontrado na tarde de ontem (08/09), por volta das 13:30hs em uma casa no centro de Roncador, o corpo de João Batista de Almeida, 50 anos. O corpo estava na área dos fundos da casa de um conhecido da vítima. João morreu provavelmente por problemas de saúde, já que ingeria bebida alcoólica regularmente e não tinha cuidados de nenhum familiar, porém, a polícia está investigando o caso. O corpo foi encaminhado ao IML de Campo Mourão.

Até a manhã de hoje (09/09), a polícia não tinha maiores informações sobre o caso.


Campo Mourão

Casa é alvejada por 10 disparos de arma de fogo

Em 09/09/2011 - 08:20hs.

 

Por volta das 20:40hs desta quarta-feira (07/09), uma casa na Rua Houssem Sharrouf, no bairro Lar Paraná em Campo Mourão, foi alvejada por 10 tiros. A moradora contou que estava em frente a residência com os três filhos, todos menores de idade, quando parou uma moto e o carona fez os disparos, atingindo a parede. A Polícia Militar conseguiu levantar o nome do acusado e descobriu que se trata de um desafeto de seus cunhados. A PM agiu de forma rápida e abordou dois rapazes em uma motocicleta. Eles foram reconhecidos pela vítima. Um deles tem 19 anos e o que atirou tem 20. Ambos foram encaminhados até a delegacia de Campo Mourão.


Mato Rico

Município ganha novo ônibus para o transporte escolar

Em 06/09/2011 - 13:20hs.

 

Através do Programa Caminho da Escola, a Prefeitura de Mato Rico, num convênio com o governo federal, adquiriu mais um ônibus para o transporte escolar no município, melhorando ainda mais as condições do transporte escolar, principalmente na zona rural. O convênio foi de R$ 198.000, com contrapartida do município de 1%.
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa a padronização dos veículos de transporte escolar, a redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. "É mais uma conquista da administração atual", destacou o prefeito Joaquim Ortiz Neto.

 

Do site matoricoweb.com.br


Entrevista

Ronaldo Adriano na Rádio Princesa

Em 06/09/2011 - 10:20hs.

 

O Diretor da Saúde de Roncador, Ronaldo Adriano, esteve nesta terça-feira (06/09) nos estúdios da Rádio Princesa, onde concedeu entrevista ao apresentador Adilson Vieira. O assunto do dia foi a reforma do hospital municipal, já quase concluída, restando apenas alguns detalhes. O acabamento final é a colocação do piso, que segundo Ronaldo, precisa ficar 48 horas sem ser pisado. Por este motivo, no feriado prolongado, o hospital ficará fechado e o atendimento será feito no posto de saúde. A equipe do hospital estará atendendo urgências e emergências do dia 07 ao dia 11 de setembro. Os atendimentos que não forem de emergência serão a partir de segunda-feira (12/09) no posto de saúde. Confira a entrevista no player abaixo.


Estado

Divulgado gasto dos deputados estaduais

Em 05/09/2011 - 08:40hs.

 

A Assembleia Legislativa divulgou os gastos referentes o mês de julho dos deputados estaduais. Da região, Douglas Fabrício apresentou despesas de R$ 15.000, contra R$ 13.400 de Marla Tureck. No acumulado do ano, Douglas vence por R$ 89.500 contra R$ 85.700 de Marla. A maior despesa deles é com combustíveis. Em julho, Marla gastou R$ 4.400 em combustíveis, contra R$ 3.800 de Douglas. Muitas viagens, considerando os valores.

Maiores gastos no mês de julho:

Douglas Fabrício
Combustíveis: R$ 3.863,35
Hospedagens e estadias: R$ 2.217,11
Alimentação: R$ 2.174,09

Marla Tureck
Combustíveis: R$ 4.430,21
Hospedagens e estadias: R$ 2.755,10
Alimentação: R$ 2.582,62

Fonte: Portal da Transparência da Assembleia Legislativa


Homicídio

Rapaz é executado em Barbosa Ferraz

Em 05/09/2011 - 08:02hs.

 

Ronie Garcia Pereira, 27 anos, foi executado com três tiros por volta das 17:00hs deste domingo (04/09) em Barbosa Ferraz. O crime aconteceu em frente a um bar na Rua Campos Sales, Vila São Roque. Ronie estacionou o carro e no momento em que entrava no estabelecimento dois homens que estavam sentados em uma mesa do lado de fora levantaram e efetuaram os disparos. Ronie foi atingido nas costas e na nuca e morreu no local. De acordo com informações da Polícia Militar, os envolvidos tiveram uma discussão sábado (03/09), em um baile. Os acusados estão identificados, mas não foram localizados.

 

Fonte: Coluna do Ely


Comcam

Prefeito de Mamborê diz que região está esquecida

Em 03/09/2011 - 09:05hs.

 

Farto de promessas políticas e indignado com a falta de atenção a qual a região vem sofrendo, o prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PDT), fez um desabafo ontem de manhã, durante o encontro de prefeitos na sede da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Radomski diz que a região está carente de investimentos e cobra mais atenção dos governantes. “A nossa região está esquecida. Não temos nenhum aeroporto regional. Para viajarmos para fora temos que nos deslocar a Maringá, Cascavel, Londrina ou Foz do Iguaçu, que são as cidades mais próximas”, critica.
O prefeito ressalta que já passou da hora de alguns deputados que receberam votos na região ‘pararem com as promessas e mostrarem serviço’. “Muitos se promovem com promessas, mas em termos de ação pouca coisa aparece”, lamenta. “Por isso eu acho que se a Comcam levantar esta bandeira, nós vamos nos fortalecer e, acredito que os políticos vêm de encontro conosco para dar o aval que a nossa microrregião merece.”
Nove prefeitos participaram da reunião de ontem e inúmeros municípios estiveram representados. Entre os assuntos, foi discutida a organização de uma conferência regional que tratará a transparência dos órgãos públicos e atos administrativos, um controle social que vem sendo implantado através da Controladoria Geral da União e outros segmentos. A Associação organizará uma conferência sobre o tema com todos os 25 municípios.
Ainda segundo Radomski, a Comcam é uma região farta na área agrícola e de alta tecnologia, mas ainda tem muito a desenvolver, principalmente na logística de estradas. O prefeito diz que o setor produtivo também está simplesmente esquecido. “Não temos investimentos em estradas. Muitos trechos não têm pavimentação asfáltica”, enfatiza. Como exemplo, ele cita trechos ainda de terra que seriam importantes ligações entre os municípios: a estrada que liga Mamborê a Nova Cantu ou Campo Mourão a Roncador. “Nós temos uma região produtiva totalmente esquecida”, completa se referindo a falta de pavimentação asfáltica em algumas estradas.

União
O prefeito de Ubiratã e presidente da Comcam, Fabio D’Alécio, também comenta que a região precisa de investimentos. Por tanto, ele frisa que a união de todos os prefeitos é fundamental para que isso aconteça. “Não se consegue evoluir no ponto de vista político-administrativo sem a participação dos prefeitos que são os representantes de cada um dos municípios”, explica. D’Alécio comenta que os prefeitos têm se colocado como defensores das causas regionais. Ele destaca que a Comcam precisa urgentemente definir uma bandeira, para uma luta que seja comum de todos os municípios da região.

 

Fonte: Tribuna do Interior


População

Região perde 1.800 habitantes em 1 ano, diz IBGE
Em 03/09/2011 - 08:45hs.

Em um ano, a região de Campo Mourão perdeu 1.884 moradores. Pelo menos é isso que mostra a estimativa populacional divulgada esta semana pelo IBGE, a primeira depois da realização do Censo do ano passado. Campo Mourão ganhou mais 586 habitantes foi a 87.770 moradores. No Censo eram 87.184.

Pelas projeções do órgão, apenas outros três municípios da Comcam não perderam população nos últimos 12 meses: Araruna, Peabiru e Terra Boa. Os demais 21 apareceram nas estimativas com números abaixo do Censo, inclusive Goioerê e Ubiratã, que são as maiores cidades depois de Campo Mourão. As maiores reduções foram em Altamira do Paraná (207), Nova Cantu (191) e Roncador (161). Assim sendo, a população oficial de Roncador ficou em 11.376 habitantes.


Paraná

Terremoto na Argentina é sentido no centro de Maringá

Em 02/09/2011 - 14:05hs.

 

Moradores de Maringá sentiram um tremor na manhã desta sexta-feira (02/09), por volta das 11:00hs, reflexo do terremoto de 6,7 graus na escala Richter que atingiu a região de Santiago Del Estero, no Norte da Argentina, a cerca de 1.800 quilômetros do Norte do Paraná. O Corpo de Bombeiros de Maringá informou que recebeu cerca de dez ligações de moradores relatando a situação nas partes mais altas dos prédios.
O tremor foi sentido na sede da Receita Federal, na Avenida 15 de Novembro. "Foi um leve tremor que durou alguns segundos. As cadeiras e mesas balançaram e algumas pessoas saíram do prédio. Achei muito esquisito, porque nunca tinha sentido isto", informou uma funcionária do prédio.
Um edifício comercial de seis andares na Avenida Brasil chegou a ser evacuado. Uma pessoa que trabalha em uma empresa de plano de saúde informou que os trabalhadores ficaram assustados e deixaram o prédio rapidamente. “Senti um pouco de tontura com o tremor”, contou.
Uma gestante passou mal no local e precisou receber atendimento médico. As pessoas ficaram cerca de 40 minutos fora do edifício.
Os bombeiros estão verificando se as estruturas dos prédios que sentiram o tremor foram danificadas. Até o início da tarde desta sexta (02/09), não foram encontrados problemas.
Segundo o coordenador do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis), Lucas Vieira Barros, o tremor teve seu ponto de origem a uma profundidade de 600 quilômetros. “Por essa razão as ondas sísmicas tiveram efeitos minimizados”, explicou.
Segundo Barros, mesmo tendo acontecido há um profundidade de 600 quilômetros, é comum o fenômeno ser sentido nos pontos mais altos de locais distantes, como Goiânia, Cascavel e Maringá.


Região

Homem cai de moto e morre atropelado

Em 02/09/2011 - 08:25hs.

 

Um motociclista morreu na noite de quinta-feira (01/09) em um acidente na PRC-369, em Barbosa Ferraz.  Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, um VW Variant (ambos com placas de Barbosa Ferraz) atingiu a traseira da moto, que era conduzida por Maurício Colombo, de 53 anos.
Com o impacto, Colombo foi lançado na pista. Um GM Vectra de Lunardelli que estava no sentido contrário não consegui desviar e atropelou o motociclista. Colombo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão.


Campo Mourão

Polícia evita tragédia em briga

Em 01/09/2011 - 08:40hs.

 

No início da noite desta quarta-feira (31/08), a Polícia Militar recebeu denúncias de disparo de arma da fogo na Rua Edmundo Mercer, Jardim Copacabana, em Campo Mourão. Quando a polícia chegou, havia dois rapazes brigando. L. P. N. M. de 18 anos, estava armado e ao perceber a presença da polícia, tentou fugir. Ele carregava um revólver calibre 32 da marca Smith Wesson, com duas munições intactas e no seu bolso haviam mais três.
O outro jovem envolvido na briga, o menor D. R. C. V., contou que o rival chegou a apontar a arma em sua direção e só não efetuou os disparos em virtude da chegada da PM.
O infrator armado foi preso e conduzido até a Delegacia da Polícia Civil de Campo Mourão.


Maus tratos

Filho é preso por manter a própria mãe trancada

Em 01/09/2011 - 08:40hs.

 

Um homem de 46 anos foi preso na rua Higienópolis, Vila Cândida, em Campo Mourão, acusado de maltratar a própria mãe. De acordo com a Polícia Militar, o homem mantinha a mãe, uma idosa de 73 anos portadora de deficiência física, trancada em um quarto. A mulher vinha sendo agredida fisicamente e verbalmente há dias. Segundo a PM, a idosa tinha tanto medo do filho que estava toda urinada no momento da abordagem. O agressor recebeu voz de prisão e foi conduzido até a 16ª SDP.

 

Fonte: Coluna do Ely


Habitação

Dois municípios da região serão contemplados com a construção de casas

Em 01/09/2011 - 08:20hs.

 

Os municípios de Barbosa Ferraz e Fênix serão os primeiros da região a serem contemplados com a construção de novas unidades habitacionais na gestão do governo Beto Richa. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Douglas Fabricio (PPS), que reivindicou construção de casas em todos os municípios. Na próxima sexta-feira (02/09), serão entregues os editais para tornar pública a licitação de 71 unidades para Barbosa Ferraz e 44 para Fênix. A solenidade será realizada no município de Novo Itacolomi, onde estará presente o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.


Fechar Janela